Ozonioterapia na Estética e Seus Usos Medicinais

Apesar de estar muito em voga nos últimos anos, a ozonioterapia não bem é uma novidade. O uso da Ozonioterapia na Estética foi criada na Russia, e trazida para o Brasil pelo Professor Caquetti.

E falando de estética, hoje é um dos ramos que mais há procura por parte de jovens profissionais, movimenta milhões de reais por ano, e há uma crescente busca por especialização por parte desses profissionais. Ou seja, uma área promissora que conciliada com o tratamento de ozonioterapia para estética faz uma imensa diferença no currículo!

Vamos ver mais sobre a ozonioterapia estética e seus benefícios!

Ozonioterapia na Estética

O que é Ozonioterapia na Estética, e seus usos Medicinais?

Usando a mistura de dois gases comuns, ozônio (5%) e oxigênio (95%), eles são postos em um aparelho chamado gerador de ozônio medicinal. O aparelho cria uma carga elétrica de 15 mil volts, que vão para uma molécula de oxigênio puro medicinal, que contém dois átomos. Após esse processo o oxigênio se transforma em ozônio medicinal, que é composto de uma molécula e um átomo de oxigênio.

A aplicação não é tão complexa quanto parece, o equipamento faz tudo para o profissional da área.

A utilização do ozônio na estética é eficaz, pois os riscos são praticamente inexistentes, pois como o ozônio é uma biomolécula, não causa nenhum efeito alérgico , além disso, o nosso corpo utiliza-o naturalmente para a manutenção de algumas funções orgânicas, como por exemplo, a ação dos anticorpos.

Podemos colocar na lista também o uso do ozônio para o tratamento oxidante, eliminando fungos e bactérias, e inclusive, vírus.

Vamos ver uma lista com alguns dos diversos benefícios da ozonioterapia na estética e no uso medicinal em geral:

  • Atua na ação dos óxidos nítricos causando a vasodilatação;
  • Proporciona um efeito germicida;
  • Torna mais eficiente o sistema imune;
  • Age no metabolismo, melhora funções hepáticas, tireoidianos e renais;
  • Provoca aceleração da regeneração de tecidos;
  • Facilita a drenagem linfática;
  • Proporciona uma melhor síntese da enzima antioxidante intracelular;

Em quais Disfunções a Ozonioterapia Estética é Aplicada?

Para o tratamento contra varizes a ozonioterapia tem se mostrado eficiente, pois além de obter resultados rápidos e visíveis o estímulo à circulação é maior, mostrando ser mais vantajoso que os métodos tradicionais.

O uso na região cutânea permite a circulação periférica e de microcirculação, causando a oxigenação dos tecidos. Esse movimento causa maior atividade dos glóbulos brancos e como reflexo melhora a aparência da pele.

A ozonioterapia na estética é uma aliada no tratamento das tão temidas celulites e das gordurinhas localizadas. Com aplicação de ozônio, ocorre a diminuição do inchaço nas células do tecido adiposo e diminui a inflamação, além de iniciar o processo de angiogênese.

Os tratamentos acima constituem apenas algumas das muitas possibilidades que a ozonioterapia estética proporciona! Confira a lista com mais algumas das utilizações da ozonioterapia na estética:

  • Trata acnes e a queda de cabelos;
  • Atua na flacidez da pele e na redução da papada;
  • Rejuvenescimento da derme, redução de manchas na pele (hipercromia);
  • Proteção da pele facial e a redução das marcas da idade;
  • Ação na melhora de estrias, celulites e gorduras localizadas.

Por ser uma molécula produzida pelo próprio organismo o ozônio não causa nenhum  dano ou efeito colateral no corpo, ou seja, não há riscos de alergia ou irritação na pele, e sem contra indicações!

É importante ressaltar que apenas médicos credenciados podem fazer a aplicação dos procedimentos da ozonioterapia na estética. Assim como a determinação das quantidades e segurança no uso, afinal, cada protocolo exige uma ação diferenciada.

Aplicação da Ozonioterapia na Estética:

Para cada causa de tratamento há procedimentos diferentes. Isso vai variar da recomendação do profissional.

Os meios mais comuns e menos invasivos são a utilização de água ozonizada, bag plástica, óleos ozonizados. Além do uso local, que seria a aplicação de injeções musculares, articulares e as injeções subcutâneas. Esse é um dos modos mais ativos entre os esteticistas, por conta dos efeitos rápidos.

Para a aplicação dos procedimentos da ozonioterapia estética é necessário alguns equipamentos, entre eles podemos citar seringas, agulhas, matérias para a assepsia, banheira de ozônio, touca térmica e bolsa, além de um gerador de ozônio medicinal.

Os equipamentos são encontrados facilmente, e seus custos não são altos, inclusive o gerador de ozônio medicinal, vale ressaltar que o aparelho deve ter o selo de certificação da Anvisa, oferecendo assim garantias maiores no tratamento.

A ozonioterapia, por ser uma técnica indolor, de resultados rápidos, e de fácil aplicação, torna-se uma grande aliada para quem deseja se manter saudável e bela(o).

Ozonioterapia na Estética Brasileira

Por mais antiga que seja essa prática, ela ainda é muito prematura no Brasil, contendo poucos profissionais especializados. Porém com o aumento da popularidade da ozonioterapia estética, e o conhecimento das inúmeras vantagens desse tratamento, há uma constância maior na procura por parte dos profissionais que desejam complementar o currículo, e também, por parte dos pacientes na busca de melhorar a boa forma.

Hoje no mercado existem diversos cursos que proporcionam treinamento completo, teórico e prático, incluindo a aplicação e o uso dos aparelhos dentro do uso de ozônio.

Na INIPE você encontra o curso VIP de ozonioterapia que vai te levar do básico ao avançado, proporcionando conhecimento para a área medicinal e estética! Aprenda em uma instituição renomada para aperfeiçoar o seu trabalho, levando aos seus clientes uma opção que traz diversas vantagens e benefícios!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO DE OZONIOTERAPIA

Buscar uma especialização nessa área é estar um passo à frente de muitos profissionais, afinal, a busca por este tipo de tratamento só tende a aumentar!

Com  toda certeza, daqui a alguns anos, aquele que tem a certificação de ozonioterapia na estética, será um profissional de destaque!

Para sanar mais dúvidas sobre os tratamentos de ozonioterapia é possível acessar o site do Conselho Regional de Farmácia.

 

– Walter Pereira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Hey, precisa de ajuda ou tem dúvidas?
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x